Clenor Junior, Um novo olhar no teatro infantil
Clenor Rabelo Ribeiro Junior, nascido em Natal, no dia
17 de junho de 1971, sempre teve referenciais de trabalhos artesanais, visto
que sua mãe era artista plástica e aguçava seu interesse pela arte.
Entrevista com o cenógrafo:
Qual foi seu primeiro contato com a arte?
Qual foi seu primeiro contato com a arte?
Iniciei
meus estudos artísticos na escola de teatro Jesiel Figueiredo situada no
alecrim, hoje desativada. Naquela época era
bem mais fácil fazer bons cursos teatrais e gratuitos. Realizei na cia
de Jesiel tanto espetáculos adultos quanto infantis. Mas, o que me encantou foram os espetáculos infantis.
Com
o acumulo de conhecimento na área artística, destacou-se pelo seu trabalho de
ator e teve a oportunidade de trabalhar em outras cias. Nos anos 90, apresentou um espetáculo na cidade de Coimbra em Portugal, pelo projeto “Bienal
de Coimbra”.
Clenor
Junior é um artista polivalente, especializou-se em várias áreas artísticas, como iluminação, direção, cenários, adereços e maquiagens.
Espetáculo - Gato de botas (Cia Jesiel Figueiredo)
Qual foi seu primeiro contato com
cenografia?
Inicialmente foi pela minha empresa chamada Monicreques. Quando me inseri
no mercado trabalhava com decorações e personagem vivos. Fui reconhecido
pelo meu trabalho de decorador. Colocava luzes de leds embutidos nas mesas de
decoração e fantoches. Nos bonecos conseguir fazer uma mecânica que eles
mexiam a cabeça ou balançava os braços, transformando em cenários para as
apresentações com meus personagens nas festas. Fui convidado para realizar
algumas decorações maiores e o mercado de festas foi ficando pequeno para
minhas pretensões. No dia 01/01/1992, nasceu a
cia teatral Monicreques, entretanto, foi oficializada como microempresa em
17/06/2014.
Qual seria um diferencial do Monicreques?
A minha habilidade de fazer desde a construção do texto até a cenografia, conseguindo minimizar os seus gastos. Além dos conhecimentos que os atores adquirem em montar cenário, se maquiar, ter noção de iluminação e sonoplastia.
Qual seria um diferencial do Monicreques?
A minha habilidade de fazer desde a construção do texto até a cenografia, conseguindo minimizar os seus gastos. Além dos conhecimentos que os atores adquirem em montar cenário, se maquiar, ter noção de iluminação e sonoplastia.
Você já realizou ou realiza algum trabalho fora da sua empresa na área de cenografia?
Sim, fiz alguns para espetáculos de final de ano de escolas, em 2017 iniciei uma parceria com o Studio Soraya Lima e tenho parceria com a Cia do movimento, mais de dez anos.
Cenários assinados por Clenor Junior
Espetáculo A noviça rebelde - Cia do Movimento
Espetáculo - O casamento da dona baratinha - Cia Monicreques
Espetáculo- A pequena sereia - Cia Monicreques
Espetáculo - A pequena sereia com uma nova proposta para Cia do Movimento
Espetáculo - O gato de botas - Cia do Movimento
Figurinos, adereços e maquiagens assinados por Clenor Junior
Espetáculo - A pequena seria - Cia Monicreques (Personagem Sebastião)
Espetáculo - Os quatro amigos - Cia Monicreques (Personagem Galinha)
Espetáculo - Os quatro amigos - Cia Monicreques (Personagem Gata)
Espetáculo - Bela e a fera - Cia do Monicreques (Personagem Madame Samovar)
Espetáculo - Bela e a fera - Cia do Monicreques (Personagem Lumiere)
Espetáculo - O casamento da dona baratinha - Cia do Monicreques (Personagem ratinho)
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA CENOGRAFIA
DO
ESPETÁCULO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO
O
espetáculo - O sítio do pica-pau amarelo
foi estreado no dia 14 de setembro de 2012 no Teatro Alberto Maranhão sob a
direção e adaptação de Clenor Junior. O mesmo criou a cenografia do espetáculo
e opera a iluminação. O espetáculo viajou pelo Nordeste e foi indicado para a
premiação troféu cultura em 2012 na categoria melhor espetáculo infantil.
Como se deu o processo de criação do espetáculo Sítio do picapau amarelo?
Estava
hospitalizado e a inspiração do texto inicialmente era uma forma de refúgio
para libertar da doença que estava na época. A peça foi idealizada com a intenção de
mesclar o sítio de 1977 com o de 2001. Essa característica é
perceptível tanto nos mascotes e figurinos.
Os
cenários também suas especificidades, todos os seus telões são divididos em
três partes para dá a ideia de dimensão e ampliar as entradas e saídas dos
atores. Eles foram pintados com tinta flúor deixando as cores mais vivas e junto com a iluminação os telões criam efeito 3D. No proscênio é feito uma ideia do pomar com tecidos leves de
transparência nas cores branco e azul e luzes de leds dentro do tecido com
intenção de peixinhos.
(84) 9 9967 6814 TIM
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