Neemias Damasceno: Artista Clandestino.
DAMASCENO, Neemias.
Carioca criado em terra potiguar, chegou a Natal aos 8 anos de idade. Filho de coristas, cresceu rodeado por musicalidade e arte naïf. De comportamento contemplativo e sereno, herdara deu seu pai o gosto pela ressignificação dos objetos. Tem formação nas áreas de Filosofia e Educação Artística, atualmente ocupa-se como professor no ensino básico e cenógrafo nos horários livres. Há 5 anos desenvolve um projeto de experimento cênico com os alunos da Escola Estadual Berilo Wanderley. Por não manter uma constância com projetos cenográficos fora âmbito escolar, não reconhece a linha cronológica exata de sua trajetória.
Entre as nuances de ser artista e educador, o mesmo denomina-se enquanto “clandestino” na arte. Mantém o gosto pela liberdade durante o processo criativo, por pensar na não existência de uma “receita”.
·
Memória de um Brasil Caipira-
O espetáculo nasceu na procura da cantora
Lysia Condé, com a proposta de retomar canções que marcaram sua infância nos
campos de Minas Gerais. A apresentação aconteceu na Casa da Ribeira, Natal/RN, no período de 28 de novembro de 2015, com uma
proposta muito intimista e aconchegante, trazendo o imaginário das canções
interpretada pela cantora.
A segunda apresentação foi apedido do governo da
cidade de Rio de Pombas (MG), no período de 22 de dezembro de 2017, para marcar o centenário
da igreja central da cidade.
O espetáculo "La Bella Huesuda" produzido em conjunto com o Lazaro Aguayo, ator e dramaturgo, no período de 17 e 18 de novembro de 2016. A proposta é que fosse um intercâmbio cultural mesclando a simbologia da morte segundo a cultura a mexicana e brasileira, através do universo da encenação com bonecos de balcão. Em conjunto criaram uma intervenção que estava além do espaço cenográfico, desenvolvendo o projeto social que discutia a mortalidade dos jovens e o seu lugar na comunidade.
Outros espetáculos:
- Paisagens Brasileiras: Um Olhar em Construção;
- Centenário de Luiz;
- Vermelho;
- Para Onde Eles Foram;
- Guarda-roupa;
- Memórias de Elefante;
- Formas e Formas;
- Paralelos;
- Auto de Natal - Cidade de Parnamirim;
- O Cordel da Lua Encantada.
Comentários
Postar um comentário